Vivi Duarte lança guia prático para ajudar leitoras a tirar planos do papel

Jornalista, especialista em marketing e negócios e fundadora da Plano Feminino, consultoria pioneira no Brasil a questionar estereótipos na propaganda e criar soluções de narrativas que promovem representatividade para mulheres, Vivi Duarte nasceu na Freguesia do Ó, periferia de São Paulo, e aos poucos foi “hackeando o sistema”, como ela própria costuma dizer. Para fazer seus planos sairem do papel, ela se dedicou aos estudos, à observação social e ao networking, além de outras técnicas que divide neste livro, Quem é você na fila do pão?, lançamento de agosto da editora Planeta, onde compartilha seus aprendizados para tirar oportunidades do caos e enxergar valor para além do dinheiro para realizar planos.


Vivi Duarte é reconhecida como uma das maiores comunicadoras e estrategistas de sua geração. Com 20 anos de carreira, 11 anos empreendendo com sua consultoria e cinco à frente do Instituto Plano de Menina, que capacita e conecta meninas de periferia a oportunidades de trabalho em empresas gigantes do mercado, a autora assumiu recentemente um cargo inédito na Facebook – o de Head of Connection Planning Latin America. Sua trajetória envolve perseverança, luta, foco e estudos e, na obra, ela apresenta detalhes de sua história para inspirar leitoras e tirar os planos do papel e serem protagonistas de suas próprias jornadas. Quem é você na fila do pão? traz reflexões sobre marca pessoal, propósito e resultados de impacto a partir do reconhecimento de habilidade muitas vezes ignoradas pelas pessoas.


“Não é sobre meritocracia, nem romance sobre o caos de nascer sem privilégios em um país tão desigual como o Brasil, mas a capacidade de enxergarmos códigos sociais e comportamentais que podemos utilizar com nossa potência pessoal para fazer acontecer, respeitando nossa história e criando uma marca pessoal própria que imprima nossa força em todos os pontos de contato que circulamos. O livro traz o mapa de plano, no qual cada leitora poderá fazer seu próprio exercício e se inspirar a tirar seus planos do papel e ser protagonista de sua história, independente do lugar que tenha nascido”, afirma Vivi Duarte.


 


SOBRE A AUTORA


Viviane Duarte é CEO do Plano Feminino, consultoria para empresas e marcas com foco em gênero, raça e diversidade, criando estratégias para marcas globais como Unilever, Heineken, PepsiCo, Seda, Bayer e Natura, entre outras. Ocupou a posição de CEO do BuzzFeed Brasil, a maior plataforma digital da geração Z no país. Atualmente, trabalha no Facebook, onde é Head of Connection Planning Latin America, com o objetivo de criar conexões de negócios e projetos para marcas com propósito.


É também presidente do Instituto Plano de Menina, projeto social com foco em conectar meninas de comunidades do Brasil a vagas de emprego em diversas empresas parceiras. São milhões de meninas impactadas pelos workshops digitais da ONG.


Colunista da revista Marie Claire e TEDx Speaker, foi eleita “Paulistana Nota 10” pela revista Veja São Paulo e Woman to watch 2020 pela indústria de comunicação brasileira. Também foi considerada uma das dez mais influentes profissionais de mídia do país segundo a revista Meio & Mensagem.