7 soft skills para praticar nas férias

Habilidades socioemocionais são cada vez mais essenciais na vida pessoal e profissional


Saber negociar, entender e captar o sentimento alheio, transmitir bem as ideias e resolver problemas de forma criativa. Essas habilidades são chamadas de soft skills, ou habilidades socioemocionais e ganham destaque nas escolas e no mercado de trabalho. 


De acordo com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, Sandro Coelho, exercitar as soft skills é tão necessário quanto dominar o conhecimento acadêmico. “Apenas ter conhecimento já não é mais suficiente. O mercado de trabalho espera que os futuros profissionais sejam criativos, tenham inteligência emocional para lidar com cenários desafiadores e tenham empatia. Por isso, focamos em desenvolver cidadãos completos”, explica. 


Desde o início de 2021, os alunos do Ensino Médio participam do projeto Future Skills, que conta com duas grandes vertentes: Human Skills e Digital Skills. As primeiras são focadas nas habilidades que não podem ser automatizadas. Os alunos são instigados a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, a liderança, o trabalho em equipe, a inteligência emocional e a tomada de decisão. Já as Digital Skills, apontam para as habilidades digitais. Aqui, há uma preocupação em instrumentalizá-los para o uso das redes sociais como também para criação de jogos e identificação de novas oportunidades na área.

Mas não apenas na escola é possível exercitar as soft skills. Confira algumas sugestões de Sandro Coelho para o período das férias:


Empatia

Conseguir se colocar no lugar de outra pessoa, tentar entender pelo que ela está passando, é uma habilidade que gera conexões mais humanas e verdadeiras. O filme “Intocáveis”, com Omar Sy e François Cluzet retrata bem como duas pessoas completamente diferentes podem se conectar e estabelecer uma amizade.

Inteligência emocional

A animação “Divertidamente”, mostra de maneira lúdica e divertida como as emoções gerenciam nossas vidas, e como o autoconhecimento pode nos ajudar nas mais diversas situações. Um filme para toda família assistir junta. 

Criatividade e Resolução de problemas

O longa “Os Estagiários” é uma comédia de 2013, mas retrata bem como as soft skills se destacam e devem andar juntas com as competências técnicas. No filme, dois profissionais têm de se reinventar para dar conta de um estágio na Google, mesmo sem saber nada de tecnologia. 

Resiliência

A pandemia nos mostrou a importância da resiliência em diversos aspectos da vida. Rapidamente mudamos a forma como vivemos, estudamos, trabalhamos e nos relacionamos com quem amamos. Isso requer muita adaptação e jogo de cintura. Outras dicas para praticar a resiliência são: procurar aprender com as situações, pois sempre há uma lição a ser aprendida; focar em ações assertivas e que gerem solução. Procurar descansar a mente e o corpo de alguma forma, seja com esportes, artes manuais e hobbies, por meio de amigos e rede de apoio. 

Colaboração

“Estrelas além do tempo” traz muitas mensagens importantes, além de ser uma história poderosa, mas o carro-chefe aqui é a cooperação. As diferenças entre as equipes são muitas e os estigmas que as separa são enormes, mas fica claro que quando as pessoas se unem por um propósito é possível até mesmo chegar à Lua. 

Comunicação 

Essa soft skill é a ferramenta mais poderosa e, por vezes, a menos valorizada. A dica aqui é praticar em casa e com amigos. saber se comunicar bem é, antes de tudo, ser um bom ouvinte e prestar atenção ao que está sendo dito, de verdade. Confirme o que você escutou com perguntas, para garantir que entendeu corretamente e faça perguntas amplas como: “o que você pensa sobre isso?” ou “como chegou à essa conclusão?”.